Derbi de Manchester

O Manchester Derby é o nome dado às partidas de futebol entre Manchester City e Manchester United.

Apesar da forte rivalidade que existe no derby de hoje, ambas as equipes costumavam ser chamadas apenas de Manchester, especialmente na década de 1960, quando a simpatia de ambos os clubes se espalhava por toda a cidade. Eles também têm um vínculo único em que, em várias situações, a unidade e a solidariedade uniram a cidade. Ambos se reuniram para honrar a morte de 23 mineiros em 1889 pela Ardick Football Club ea Saúde Newton, jogar um amistoso para levantar funds. Durante a Segunda Guerra Mundial Old Trafford foi bombardeada e parcialmente danificado, levando para o United tocando na Maine Road, enquanto os trabalhos de reconstrução estavam ocorrendo. Em 2008, os Light Blues (Celestes) e os Reds (Reds) reuniram-se comemorando o 50º aniversário do desastre aéreo de Munique. Os derbís de Manchester são acompanhados no Futebol Resultados, um placar ao vivo com todos os resultados da Premier League.

Ambos têm um recorde de fúria doméstica na história do futebol inglês (Cidade com 84.569 em 1934 e Unidos com 83.260 em 1948), estranhamente tanto na Maine Road. O derby também é popular no exterior, um exemplo disso foi a vitória da cidade em 2-1 na primeira etapa da semifinal da Copa Carling, quando 8,3 milhões de pessoas assistiram o jogo na televisão. Os partidários do United afirmam que o Manchester City nunca ganhou uma Liga dos Campeões da UEFA, enquanto os fãs da cidade lembraram aos “Red Devils” o resultado de 1-6 em favor dos cidadãos, sendo este o maior uma vitória que Manchester United sofreu em Old Trafford.

História

O primeiro encontro entre essas duas equipes ocorreu em 12 de novembro de 1881, quando West Gorton (St. Marks) (que mais tarde se tornou Manchester City F.C.) recebeu Newton Heath (que mais tarde se tornou Manchester United F.C.). A partida terminou 3-0 a favor da United e foi descrita pelo Ashton Reporter como um jogo agradável. Naquela época, os clubes eram apenas duas das muitas equipes nos subúrbios de Manchester e a partida não tinha um sentimento maior. Ambos os clubes cresceram na década de 1880, visando sua primeira reunião na década de 1890.

A primeira partida da Liga de Futebol foi na temporada 1894-95, quando Newton Heath venceu o Manchester City 5-2 na Hyde Road. No entanto, eles já se encontraram para a temporada de 1891-92 da Football Alliance, em 3 de outubro de 1891, quando Newton Heath terminou com um 5-1 a seu favor contra Ardwick contra um apelo de 11.000 em North Road. O primeiro jogo no topo do futebol inglês foi em dezembro de 1906, quando City ganhou 3-0 em uma partida para a Primeira Divisão.

Antes da Segunda Guerra Mundial, muitos fãs de futebol em Manchester seguiram a cidade uma semana e Unidos na próxima. Após a guerra, uma rivalidade maior desenvolveu e apoiou ambas as equipes tornou-se uma utopia.

Estatísticas

Até 2017, houve 175 jogos competitivos entre as equipes. United ganhou 72 e City 51, o resto (52 jogos) terminou em sorteios.

Pode ver todos os gols da rodada da Premier League em TV Gols.

As duas maiores vitórias foram duas 6-1 em favor da Cidade, uma em 23 de janeiro de 1926 e outra em 23 de outubro de 2011. Deve notar-se a curiosidade de que ambos os resultados foram alcançados como visitante. Ambas equipes ganharam 5-0 em uma ocasião (City em 1955 e United em 1994). O derby com o público mais público ocorreu em 16 de abril de 2011 no Estádio de Wembley, para a semifinal da FA Cup, que contou com a participação de 86.549 pessoas.